Como medida de segurança, é proibido executar o PHP no conteúdo do WordPress; para permitir interações dinâmicas com o conteúdo, os shortcodes foram apresentados na versão 2.5 do WordPress.

Os shortcodes são macros que podem ser usadas para executar interações dinâmicas com o conteúdo. isto é, criar uma galeria a partir de imagens anexadas à postagem ou renderizar um vídeo.

Por que Usar Shortcodes ?

Os shortcodes são uma maneira valiosa de manter o conteúdo limpo e semântico, permitindo aos usuários finais a capacidade de alterar programaticamente a apresentação de seu conteúdo.

Quando o usuário final adiciona uma galeria de fotos à postagem usando um shortcode, ele usa o mínimo de dados possível para indicar como a galeria deve ser apresentada.

Vantagens:

Nenhuma marcação é adicionada ao conteúdo da postagem, o que significa que a marcação e o estilo podem ser facilmente manipulados em tempo real ou posteriormente.


Os shortcodes também podem aceitar parâmetros, permitindo que os usuários modifiquem como o código de acesso se comporta em uma instância por instância.

Shortcodes Internos

Por padrão, o WordPress inclui os seguintes shortcodes :– código de acesso que permite agrupar legendas ao redor do conteúdo
– código de acesso que permite mostrar galerias de imagens– código de acesso que permite incorporar e reproduzir arquivos de áudio.– código de acesso que permite incorporar e reproduzir arquivos de vídeo.– código de acesso que permite exibir uma colecção de arquivos de áudio ou vídeo.

– código de acesso que permite agrupar itens incorporados.

Boas Práticas Recomendadas Para Shortcodes

As práticas recomendadas para o desenvolvimento de shortcodes incluem as práticas recomendadas para o desenvolvimento de plug-ins e a lista abaixo:

  • Retorne sempre!
    • Os códigos de acesso são essencialmente filtros, portanto, a criação de “efeitos colaterais” levará a erros inesperados.
  • Prefixe seus nomes de shortcodes para evitar colisões com outros plugins.
  • Desinfete o input e escape o output.
  • Forneça aos usuários documentação clara sobre todos os atributos dos shortcodes.

Fonte: WordPress.org e https://tecnofala.com/shortcodes/